Uniduto Logística inicia construção de duto de etanol em julho de 2010 - Unica

A Uniduto Logística, empresa de capital nacional, deve começar a construção de um duto de etanol em julho do próximo ano, cuja extensão será de 618 quilômetros e capacidade para transportar 21 bilhões de litros do biocombustível por ano.

Em sua primeira fase, o projeto prevê a construção de um duto com três centros coletores que cruzarão o estado de São Paulo pelo interior até o porto de Santos, para carregamento dos navios e posterior exportação. Neste período, a previsão de gastos é de aproximadamente US$ 1 bilhão.

Na segunda fase, serão feitos estudos para expansão da via para outros estados produtores de etanol.

– Precisamos de um volume maior na produção de etanol para justificar outro estágio da construção, em estados como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais – afirmou Sergio Van Klaveren, presidente da Uniduto.

Para o diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão de Sousa, a iniciativa é muito bem-vinda e estratégica.

– Na medida em que o mercado internacional passa a ter uma importância maior para o setor sucroenergético brasileiro, a logística torna-se fundamental para aumentar a nossa competitividade. Deve-se ressaltar que a tendência é que a produção se distancie dos portos, na busca por regiões onde há maior disponibilidade de terras aptas para a produção de cana-de-açúcar, notadamente em áreas de pastagens – afirmou.

Antes do início das construções, a Uniduto precisa finalizar a compra de terras e a obtenção de licenças ambientais e regulamentações exigidas por lei. Segundo Van Klaveren, a aquisição das terras será feita durante os próximos 70 dias, enquanto a maioria das regulamentações será obtida até o final deste ano.


Fonte: Notícia Unica - 26/08/2009 = www.clicrbs.com.br
Data da Notícia: 09/09/2009
Data de Publicação: 09/09/2009

  • Índice de Notícias
    • Orkut
    • FaceBook
    • Twitter
    • RSS
    Copyright© - 2014 - Todos os direitos reservados.

    Avenida Santo Amaro, 48, 7ºAndar - Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
    CEP : 04506-000 - Fone: (11) 3168-3910 - Fax : (11) 3168-8409